Banner DBR
Página inicial Reflexões

Feliz Dia Internacional das Mulheres

Ninezz - 07 de Março

Twitter

Banner da notícia

Sororidade, resistência e luta.

E aí, pessoal! Sejam bem-vindos à Coluna Reflexões do Diário Brasileiro! A data de hoje é uma data a ser lembrada não apenas hoje, mas em todos dias de nossas vidas. Hoje, dia 08/03, é marcado pelo Dia Internacional das Mulheres. Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor mundo como uma data especial para as mulheres. O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Uma desigualdade imensa presente em todos estes âmbitos, deu início a ta. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

Tal proposta de tornar a data como "internacional" veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Dando a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havima 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade. Foi então celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011, então, neste ano de 2022, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.

 

Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data. Tornando-se uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz", e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto. A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, qual é comemorado na atualidade.

Anunciado pela ONU, o tema para 2022 é "Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável", criado para "fornecer uma plataforma para ajudar a gerar mudanças positivas para as mulheres", foi escolhido o tema #BreakTheBias com o intuito de imaginar "um mundo livre de vieses, estereótipos e discriminação".

 

 

Durante muitos anos a mulher foi relacionada a uma figura sensível e mais fraca ao comparada com o sexo oposto. Um ponto de vista errôneo e imoral, sem contexto, nem desfecho. Por muito tempo as mulheres foram colocadas em um nível inferior, taxadas por "aquilo não é coisa pra mulher" ou até mesmo "aqui não é lugar para mulher"... A realidade é que no diálogo ou na ação, seja para homens ou para mulheres, todos são capazes e livres para tudo que quiserem fazer ou falar. Tudo que um homem é capaz de fazer, uma mulher também é, e assim vice-versa (independente de escolha sexual). Quantas vezes ouvimos ou falamos de amor e empatia ao próximo? Ao tocarmos nesse assunto, não diferenciamos etnias, cores, e muito menos gêneros. Quando falamos que as pessoas tem capacidade e são donas e responsáveis por suas escolhas suas conquistas e seu futuro, falamos em um todo. Em desfecho, esse pré-conceito errôneo criado durante eras, não tem uma composição justa, comprovada e contextual.

Infelizmente, desde a infância, mulheres ainda são conduzidas com parte deste preconceito. Na maldade do mundo, infelizmente as mulheres são alvos de inúmeras atrocidades, mesmo depois de tantos anos e lutas para o término disso tudo. Todavia, a mudança que ocorreu ao decorrer dos anos, muito contribuiu para a evolução desse assunto. Mesmo com tudo isso, as mulheres lutaram e lutam por seus ideais, conquistando seu respeito e lugar na sociedade.

E não... O Dia Internacional das Mulheres não é apenas dia 08 de março, assim como o Dia Internacional dos Homens não é apenas 15 de julho. Devemos lembrar da importância desses dias durante todo período de nossas vidas. O respeito deve ser mútuo, a luta deve ser justa e o livre arbítrio deve ser para ambos gêneros.

Até mesmo em nosso Exército Brasileiro do Aposentado Marechal Anonimo e atual Marechal Rainer, tivemos grandes homens que marcaram suas histórias, assim como grandes mulheres. Apoiamos e acolhemos todas pessoas que ingressam à nossa instituição e seguem firmemente com seus objetivos. Cada pessoa, homem ou mulher, fazem o Exército Brasileiro ser quem ele é e estar em seu lugar de hegemonia no militarismo. Aqui lutamos juntos, aprendemos juntos e trabalhamos juntos.

Se em algum momento ao ler esta notícia, lhe surgiu algum tipo de gatilho, procure ajuda profissional e compartilhe seu fardo, não o carregue sozinho(a).

Ignorante no assunto? Bora buscar expandir o conhecimento!

Além disso, é sempre bom interagirmos e buscar compartilhar nossas formas de pensamentos com o mundo. Os comentários abaixo estão sempre livres para toda e qualquer opinião. O quê achou do conteúdo? Interajam aí conosco!

Mulheres, continuem lutando pelo justo e por vossa liberdade. Vocês são capazes de tudo e de muito.

Para todo e qualquer leitor desta notícia, homem ou mulher, deixo a seguinte missão: Abracem as mulheres que vocês amam e fazem parte da vida de vocês (mãe, irmã, filha, vó, namorada, esposa, tia, madrinha, amiga...) e apoiem-as sempre em tudo que possível. Todos seres humanos estão neste mundo de passagem, aprendendo e evoluindo. A vida é um sopro, valorizem a pessoas de vossas vidas.

A equipe do Diário Brasileiro, de todo bom coração, deseja um Feliz Dia Das Mulheres à todas nossas guerreiras! Vocês são exemplo de força e amor!

 

Efetue o login ou cadastre-se para poder comentar.
-->