Banner DBR
Página inicial Panorama

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

Emanuelefts - 12 de Junho

Twitter

Banner da notícia

Viva o amor <3

Olá queridos leitores da amada Coluna Panorama, eu sou a Diretora Emanuelefts, e hoje estou aqui para falar de uma data muito romântica e feliz para muitas pessoas, que é o Dia dos Namorados, esta data é cheia de amor e muitas demonstrações de afeto, carinho e alegria. Nesse sentido, esta data é comemorada aqui no Brasil no dia 12 de junho e é de grande importância para muitas pessoas e casais.

 

Logo, irei contar um pouco da história dessa data comemorativa celebrada hoje dia 12 de junho. Essa data além de ser marcada pelas demonstrações de amor, cumplicidade e dentre outras coisas, é um dia de grande movimentação no mercado, pois grande parte dos casais saem em busca de comprar alguma lembrancinha para dar a pessoa amada, como por exemplo: Flores, cartões, cestas de comida, roupas e etc.

 

Uma curiosidade desta data é que em outros países existe também um dia especifico que tem o mesmo propósito, mas não é no dia 12 de junho como comemoramos aqui no Brasil, mas sim no dia 14 de fevereiro como por exemplo nos EUA. O Dia dos Namorados nos Estados Unidos possui também um nome especifico que é “Valentine’s Day”, ou seja, “Dia de São Valentim”.

 

Logo você deve estar se perguntando “porque em alguns países é comemorado no dia 14 de fevereiro e não no dia 12 de junho”, irei explicar. Para compreendermos a razão desta data é preciso fazer uma transição da Antiguidade para a Idade média. No decorrer desses três primeiros séculos dessa era, o cristianismo aumentou no coração do Império Romano, muitas pessoas que moravam na Europa, onde antes seguiam as religiões pagãs, se converteram à religião cristã e passaram a cumprir modos que se ajustava aos dogmas e à moral do cristianismo. Neste caso, muitos imperadores perseguiram os cristãos, especialmente aqueles que se destacaram ou realizavam alguma atividade que incomodava as determinações do Império daquela época.

 

Também, é importante falar da história de São Valentim para se entender melhor esse assunto. Valentim, no século III d.C, era um dos Bispos da igreja, e celebrava casamentos entre os jovens cristãos no qual queriam levar para frente o sacramento do matrimonio. A instituição do casamento prejudicou os interesses do então imperador Cláudio II, que acreditava que o casamento monogâmico era prejudicial aos jovens em idade militar. O imperador proibiu casamentos. No entanto, Valentim continuou suas atividades. Tendo contrariado as diretrizes do imperador, Valentim foi preso e, depois, decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C. O seu martírio fez com que a Igreja Católica considerasse-o santo a posteriori.

 

Especula-se, sem precisão histórica, que, quando Valentim estava preso, ele se apaixonou por uma moça. Essa paixão resultou na troca de bilhetes de confissão amorosa. Com sua morte, Valentim teria se tornado símbolo da união amorosa, tanto por conta dos casamentos que celebrava quanto pelos bilhetes trocados. Sendo exata ou não, a história dos bilhetes ou cartões de conteúdo amoroso passou a circular na Europa medieval e moderna, acrescida das narrativas sobre a morte de Valentim. Aos poucos, essas histórias e a data de sua morte ficaram associadas ao Dia dos Namorados.

 

Nesse sentido, no Brasil o Valentine’s Day não teve uma recepção como teve em outros países, logo no ano de 1949, João Dória empresário de publicidade, realizou um programa comercial que estaria relacionado com a comemoração do Dia dos Namorados no Brasil. O dia escolhido por ele, foi a data do dia 12 de junho, um dia antes da comemoração de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro, e desde então a data do dia 12 de junho segue sendo a data comemorada o Dia dos Namorados no Brasil.

 

Bom, é interessante lembrar que não é só no Dia dos Namorados que devemos demonstrar nosso amor e carinho a pessoa amada, mas sim todos os dias, pois o amor é se reinventar todos os dias, surpreender e está junto. O amor é muito mais do que simples palavras, é ter atitude e demonstrar. Como diria o autor Carlos Drummond de Andrade:

 

“O Dia dos Namorados para mim é todo dia. Não tenho dias marcados para te amar noite e dia.”

 

Depois dessa história, nós da Coluna Panorama desejamos um Feliz Dia dos Namorados, a todos os casais apaixonados, que suas histórias de amor durem por muitos e muitos anos, desejamos também muito amor, carinho e que a união de cada casal seja abençoada e eternizada.

 

 

Coluna Panorama tem como presentes responsáveis, os seguintes membros do Diário Brasileiro:

 

 

Diretora Ninezz

 

 

Diretora Emanuelefts

Efetue o login ou cadastre-se para poder comentar.
-->